Núcleo de Educação e Estudos da Infância (UFSCar-campus Sorocaba) promove curso Crianças em deslocamentos: infâncias, migração e refúgio
Atualmente, a professora Sarcinelli faz pesquisas em antropologia da infância e do parentesco, especialmente sobre famílias homoafetivas. Infâncias e parentalidade entre grupos estigmatizados e “minorizados” na Europa e no Brasil são temas de seu interesse.
A temática do nosso 4º será “Famílias transnacionais ciganas: migrações intereuropeias”. Na primeira parte do encontro serão abordados os aportes históricos correlacionados a construção histórica, sociais e morais da infância e da parentalidade cigana e das políticas públicas para crianças e pais/mães ciganos/as. Na segunda, será apresentado os resultados de uma pesquisa etnográfica que envolveu pais/mães e crianças ciganas. A condução será do professor Flavio Santiago.
O curso “Crianças em deslocamentos: infância, migração e refúgio” é ofertado pelo Núcleo de Educação e Estudos da Infância da UFSCar (campus Sorocaba) e organizado pelas professoras Katia Norões, Maria Walburga dos Santos e pelo professor Flávio Santiago e visa fomentar reflexões e a ampliação da discussão sobre a diversidade na educação básica e sobre garantias de direitos fundamentais e humanos das crianças em contextos de deslocamentos. Essa ação formativa conta com o apoio do Núcleo de Educação Infantil Paulistinha (UNIFESP), dos grupos de pesquisa Laroye (UNIFESP), GEPSI (USP) e Gitaka (UNIRIO), do coletivo NUMDI, do Instituto Federal (Mato Grosso) e da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS).
As vagas foram totalmente preenchidas, porém, devido à grande procura, as aulas ficarão disponíveis no youtube, pelos canais do Núcleo (https://www.youtube.com/channel/UC4ye1j9d5UXPsLxZwaRDKGw) e do grupo de pesquisa Laroyê/Unifesp (https://www.youtube.com/channel/UCY7evP4ZVxfUi3eBwCQEJ0g).
No dia 10/11/2021, 18h, realizaremos nossa última aula, tendo como docentes Katia Norões, Flavio Santiago e Maria Walburga dos Santos.
Reforçamos o convite à participação e divulgação, lembrando que somente as pessoas que tiveram sua inscrição validada e cumprirem com as demandas do curso, serão certificadas.