Lançamento de livro sobre a temática negra no dia da África (25/05).

No dia 25 próximo, Dia da África, será lançado o livro “Educação das relações étnico-raciais: apontamentos críticos e a realidade da região de Sorocaba”. O evento ocorrerá, a partir das 18h30, no Campus Sorocaba da UFSCar (Rodovia João Leme dos Santos / SP-264, Km 110, Bairro do Itinga, Sorocaba/SP) e contará com atividades artísticas e culturais.

 

O lançamento do livro será o ponto culminante do evento, que na íntegra pretende fazer a contraposição à visão tradicional e oficial da “libertação” dos escravos, mas acrescida da valorização do legado dos africanos, da reparação aos descendentes dos danos historicamente sofridos e do reconhecimento das lutas da comunidade negra em defesa da igualdade racial nos tempos atuais.

O livro tem 206 páginas, é uma publicação da EdUFSCar (Editora da UFSCar: http://www.editora.ufscar.br/) e integra a coleção “Apontamentos”. Ele se originou da demanda dos movimentos sociais da comunidade negra que, em 2011, no “I Encontro UFSCar-Movimentos Sindicais e Sociais da Região de Sorocaba”, reivindicou a promoção de um curso para formar educadores e professores em relação às questões étnico-raciais, o que ocorreu no segundo semestre de 2012. O curso foi organizado e ministrado por docentes da UFSCar e por lideranças da comunidade negra. Parte das falas constam no livro.

Ressalte-se que os cursistas (integrantes da comunidade negra, dos cursos de licenciatura da UFSCar e docentes da educação básica) realizaram uma pesquisa na região de Sorocaba com 171 professores da rede pública e os resultados estão publicados nos dois últimos capítulos do livro. Neles são apresentados e analisados os dados – inclusive quantitativos - colhidos sobre a formação e sobre o trabalho dos professores com a temática história e cultura afro-brasileira.

Maiores informações podem ser obtidas com um dos organizadores do livro, Prof. Dr. Marcos Francisco Martins:

- E-mail: marcosfranciscomartins@gmail.com;

- telefone: (19) 9 9601 0390.

O sumário da obra é o seguinte:

Prefácio (Rosana Batista Monteiro)

Introdução (Marcos Francisco Martins e Adriana Varani)

Parte I – História da comunidade negra

1. A história da construção do espaço geográfico da África (Ismail Barra Nova de Melo)

2. Notas sobre a história da população negra no Brasil (Manoel Nelito M. Nascimento)

Parte II – Os desafios da comunidade negra no Brasil

3. A representação no negro na mídia (Marco Antonio Pereira)

4. Religiões: a matriz africana (Ademir Barros dos Santos)

5. Saúde, equidade e comunidade negra (Renata Ferraz de Oliveira)

6. Contribuição para a análise econômica do racismo no Brasil (Pedro C.  Chadarevian)

7. Aspectos legais das relações étnico-raciais e educação (Carlos dos Santos Penha)

8. A criança negra na escola (João de Campos Júnior)

Parte III – A comunidade negra na região de Sorocaba

9. Narrativas em preto e branco: aspectos da escravidão negra em Sorocaba (Carlos Carvalho Cavalheiro)

10. Patrimônio histórico-cultural da comunidade negra da região de Sorocaba, seus sujeitos e significados (Ana Maria Souza Mendes)

Parte IV – Educação das relações étnico-raciais na região de Sorocaba

11. Formação e conhecimento sobre a questão étnico-racial de professores que atuam na educação básica pública da região de Sorocaba (Adriana Varani, Marcos Francisco Martins, Mariana Martha de Cerqueira Silva, Marco Antonio Pereira e Laíne Horta Lima)

12. Atuação de professores da rede pública de ensino da região de Sorocaba (Marcos Francisco Martins, Adriana Varani, Ademir Barros dos Santos, Lucimara Aparecida Feliciano da Rocha, Marilda Aparecida Corrêa)