Notícias

A educação da/na diversidade em Ciências Exatas é tema de atividade

Atividade problematiza as subjetividades dos/as profissionais e estudantes do campo da Educação em Ciências, abordando as questões da corporeidade como diversidades de gênero e etnia, necessidades especiais, normatividades e paradigmas teóricos e metodológicos da comunidade acadêmica para compreender seu impacto na pesquisa e docência da área.

Docente do DCHE participa de reunião do Fórum de da Zona Sul de São Paulo

Docente do DCHE participa de Fórum que reúne pesquisadores e pesquisadoras, movimentos e organizações sociais da periferia sul do município de São Paulo. No contexto da pandemia do COVID-19, o Fórum está discutindo e apoiando ações que a sociedade civil está realizando no território em diferentes campos. A região da cidade de São Paulo é também campo de pesquisa da docente.

Questões de gênero na produção cultural para crianças

A Profa. Fernanda Theodoro Roveri está oferecendo uma ACIEPE que tem como eixo a compreensão das implicações políticas, sociais e educacionais relacionadas ao conceito de gênero. A atividade busca discutir e problematizar o papel desempenhado pelas pedagogias culturais (filmes, brinquedos, propagandas, literaturas etc.) na construção do corpo, da sexualidade e gênero na infância.

ACIEPE debate ambientes de aprendizagens plurais

Está sendo ofertada uma Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (ACIEPE) com o objetivo de desencadear debates e reflexões sobre formação e desenvolvimento docente e desafios do magistério voltados para uma ação curricular inovadora, integrando sujeitos, saberes e disciplinas.

A Educação e a Geografia diante da COVID-19: desafios para o campo da formação de professores”

Dois grupos de pesquisa da UFSCar − Grupo de Pesquisa Formação Política de Professoras e Professores (GPForPP – DGTH-So) e Grupo de Pesquisa sobre Infância, Arte, Práticas Educativas e Psicossociais (GIAPE – DCHE-So) – em conjunto com o laboratório de Cartografia e Ensino de Geografia, convidam para uma ação que pretende apoiar a comunidade na luta contra a COVID-19, especialmente no desenvolvimento de perspectivas no campo da formação de professores/as.

Grupo realiza leitura e discussão da publicação “Sopa de Wuhan”

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Tecnologia, Cultura e Sociedade (NEPeTeCS) está realizando em seu grupo de estudo, a leitura e discussão da publicação “Sopa de Wuhan”, que reúne textos de pensadores contemporâneos sobre a pandemia do Covid-19. Participam da publicação Giorgio Agamben, Slavoj Zizek, Jean Luc Nancy, Franco “Bifo” Berardi, Santiago López Petit, Judith Butler, Alain Badiou, David Harvey, Byung-Chul Han, Raúl Zibechi, María Galindo, Markus Gabriel, Gustavo Yañez González, Patricia Manrique e Paul B. Preciado

Conselho de Graduação publica resolução sobre calendário suplementar

A resolução dispõe sobre a abertura de calendário suplementar para oferta exclusiva de ACIEPES, disciplinas e atividades de monografia ou trabalho de conclusão de curso e seus respectivos projetos, e regulamentação provisória para oferta de atividades por meios digitais ao longo do primeiro período suplementar de 2020 compreendido entre 04/05/2020 e 26/06/2020.

Pesquisa sobre o cotidiano de estudantes durante a pandemia

Docentes vinculados ao DCHE e que atuam junto ao PPGEd-So (Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar campus Sorocaba) estão desenvolvendo uma pesquisa com alunos e alunas de escolas públicas e privadas de ensino fundamental e médio da Região Metropolitana de Sorocaba - RMS. O objetivo é conhecer como tem sido a vida cotidiana e a dinâmica do exercício de atividades escolares feitas em casa. Ajudem a divulgar juntos aos alunos e alunas da educação básica da região!

Conselho de Graduação suspende atividades presenciais

O Conselho de Graduação da UFSCar suspendeu os calendários acadêmicos e administrativos dos cursos presenciais de graduação pelo tempo que perdurar a situação de emergência em saúde pública decorrente da epidemia de coronavírus (COVID-19) no estado de São Paulo.

Ladislau Dowbor vem a Sorocaba para lançar "A Era do Capital Improdutivo"

A “Jornada que realidade é essa?”, realizada pelo Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE) da UFSCar, com apoio do SMetal, promoverá o encontro com o economista e professor da PUC/SP, Ladislau Dowbor, nesta terça-feira, dia 21, às 19h, no auditório do sindicato. Dowbor é autor de diversos livros, entre eles “A Era do Capital Improdutivo”, que estará à venda no local.

UFSCar promove jornada de encontros para debater realidade atual

A Jornada “Que realidade é essa?”, pretende buscar caminhos para o entendimento das alterações nas instituições, estruturas e relações sociais na atualidade. Para isso, vai reunir de maio a julho pensadores e escritores de diversas áreas para jogar uma luz sobre temas como “Guerra Híbrida” e “Venezuela”.

Primeira Jornada de Educação Infantil da UFSCar

A Primeira Jornada de Educação Infantil da UFSCar, campus Sorocaba, é mais um dos eventos realizados no interior dessa Universidade, a exemplo do I Seminário Internacional de Educação Infantil “Brincar e o Cotidiano das Crianças” ocorrido em setembro de 2017, que busca visibilizar as crianças, suas infâncias e o trabalho de profissionais