Notícias
A educação da/na diversidade em Ciências Exatas é tema de atividade
Atividade problematiza as subjetividades dos/as profissionais e estudantes do campo da Educação em Ciências, abordando as questões da corporeidade como diversidades de gênero e etnia, necessidades especiais, normatividades e paradigmas teóricos e metodológicos da comunidade acadêmica para compreender seu impacto na pesquisa e docência da área.
Docente do DCHE participa de reunião do Fórum de da Zona Sul de São Paulo
Docente do DCHE participa de Fórum que reúne pesquisadores e pesquisadoras, movimentos e organizações sociais da periferia sul do município de São Paulo. No contexto da pandemia do COVID-19, o Fórum está discutindo e apoiando ações que a sociedade civil está realizando no território em diferentes campos. A região da cidade de São Paulo é também campo de pesquisa da docente.
Questões de gênero na produção cultural para crianças
A Profa. Fernanda Theodoro Roveri está oferecendo uma ACIEPE que tem como eixo a compreensão das implicações políticas, sociais e educacionais relacionadas ao conceito de gênero. A atividade busca discutir e problematizar o papel desempenhado pelas pedagogias culturais (filmes, brinquedos, propagandas, literaturas etc.) na construção do corpo, da sexualidade e gênero na infância.
ACIEPE debate ambientes de aprendizagens plurais
Está sendo ofertada uma Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (ACIEPE) com o objetivo de desencadear debates e reflexões sobre formação e desenvolvimento docente e desafios do magistério voltados para uma ação curricular inovadora, integrando sujeitos, saberes e disciplinas.
A Educação e a Geografia diante da COVID-19: desafios para o campo da formação de professores”
Dois grupos de pesquisa da UFSCar − Grupo de Pesquisa Formação Política de Professoras e Professores (GPForPP – DGTH-So) e Grupo de Pesquisa sobre Infância, Arte, Práticas Educativas e Psicossociais (GIAPE – DCHE-So) – em conjunto com o laboratório de Cartografia e Ensino de Geografia, convidam para uma ação que pretende apoiar a comunidade na luta contra a COVID-19, especialmente no desenvolvimento de perspectivas no campo da formação de professores/as.
Grupo realiza leitura e discussão da publicação “Sopa de Wuhan”
O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Tecnologia, Cultura e Sociedade (NEPeTeCS) está realizando em seu grupo de estudo, a leitura e discussão da publicação “Sopa de Wuhan”, que reúne textos de pensadores contemporâneos sobre a pandemia do Covid-19. Participam da publicação Giorgio Agamben, Slavoj Zizek, Jean Luc Nancy, Franco “Bifo” Berardi, Santiago López Petit, Judith Butler, Alain Badiou, David Harvey, Byung-Chul Han, Raúl Zibechi, María Galindo, Markus Gabriel, Gustavo Yañez González, Patricia Manrique e Paul B. Preciado
Conselho de Graduação publica resolução sobre calendário suplementar
A resolução dispõe sobre a abertura de calendário suplementar para oferta exclusiva de ACIEPES, disciplinas e atividades de monografia ou trabalho de conclusão de curso e seus respectivos projetos, e regulamentação provisória para oferta de atividades por meios digitais ao longo do primeiro período suplementar de 2020 compreendido entre 04/05/2020 e 26/06/2020.
Pesquisa sobre o cotidiano de estudantes durante a pandemia
Docentes vinculados ao DCHE e que atuam junto ao PPGEd-So (Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar campus Sorocaba) estão desenvolvendo uma pesquisa com alunos e alunas de escolas públicas e privadas de ensino fundamental e médio da Região Metropolitana de Sorocaba - RMS. O objetivo é conhecer como tem sido a vida cotidiana e a dinâmica do exercício de atividades escolares feitas em casa. Ajudem a divulgar juntos aos alunos e alunas da educação básica da região!
COVID-19: Um novo velho conhecido dos indígenas
Artionka Capiberibe relembra que mudam os microrganismos, mas os massacres permanecem.
UFSCar suspende atividades acadêmicas por tempo indeterminado
A UFSCar prorrogou a suspensão de aulas, atividades curriculares e medidas de caráter temporário visando reduzir exposição pessoal e interações presenciais entre membros da comunidade.
Mensagem da chefia do DCHE
Chefia do DCHE se pronuncia a respeito do momento que toda a comunidade enfrenta neste momento e seus impactos no Departamento
Entrevista com Dr. Luiz Sampaio, médico do Ambulatório da UFSCar Sorocaba
Leiam a entrevista com o Dr. Luiz Ferraz de Sampaio Neto, sobre a pandemia COVID-19 e seus impactos na comunidade acadêmica.
Conselho de Graduação suspende atividades presenciais
O Conselho de Graduação da UFSCar suspendeu os calendários acadêmicos e administrativos dos cursos presenciais de graduação pelo tempo que perdurar a situação de emergência em saúde pública decorrente da epidemia de coronavírus (COVID-19) no estado de São Paulo.
"Seminário de formação de profissionais da educação sobre a saúde mental de crianças, adolescentes escolares e jovens universitários"
O evento "Seminário de formação de profissionais da educação sobre a saúde mental de crianças, adolescentes escolares e jovens universitários" ocorre dia 16 de outubro e está com inscrições abertas
"Seminário de formação de profissionais da educação sobre a saúde mental de crianças, adolescentes escolares e jovens universitários"
O evento "Seminário de formação de profissionais da educação sobre a saúde mental de crianças, adolescentes escolares e jovens universitários" ocorre dia 16 de outubro e está com inscrições abertas
Campus Sorocaba promove V Encontro dos Surdos nesta quinta-feira, dia 26.
Campus Sorocaba promove V Encontro dos Surdos nesta quinta-feira, dia 26.
Marcha das Margaridas é tema de encontro da Jornada UFSCar/SMetal
As Margaridas vão à capital federal se manifestar sob o lema “Margaridas na luta por um Brasil com soberania popular, democracia, justiça, igualdade e livre de violência”
Jornada “Que realidade é essa?” recebe especialista em combate ao trabalho infantil em Sorocaba
Palestra gratuita e aberta ao público será oferecida no dia 11 de junho, no Núcleo em Educação e Estudos da Infância, no Central Parque
Ladislau Dowbor vem a Sorocaba para lançar "A Era do Capital Improdutivo"
A “Jornada que realidade é essa?”, realizada pelo Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE) da UFSCar, com apoio do SMetal, promoverá o encontro com o economista e professor da PUC/SP, Ladislau Dowbor, nesta terça-feira, dia 21, às 19h, no auditório do sindicato. Dowbor é autor de diversos livros, entre eles “A Era do Capital Improdutivo”, que estará à venda no local.
UFSCar promove jornada de encontros para debater realidade atual
A Jornada “Que realidade é essa?”, pretende buscar caminhos para o entendimento das alterações nas instituições, estruturas e relações sociais na atualidade. Para isso, vai reunir de maio a julho pensadores e escritores de diversas áreas para jogar uma luz sobre temas como “Guerra Híbrida” e “Venezuela”.
Documentário "Porque lutamos!" de Fernanda Ikedo fecha a exposição sobre a ditadura militar
Uma morte brutal durante o governo do general Emílio Garrastazu Médici marcou a vida de milhares de brasileiros, militantes ou não. De todos os meios: estudantil, operário, católico, acadêmico.
DCHE segue descomemorando o Golpe de 64
2014 - DCHE realiza Ciclo de Atividades '50 anos do Golpe Civil-Militar no Brasil
Abertas inscrições para concurso público para Professor Adjunto A - Educação Especial e Didática
De 25/03 a 08/04 estão abertas inscrições para concurso público de Professor Adjunto A. Área: Educação, Sub-área: Educação Especial e Didática.
Biblioteca da UFSCar Sorocaba sedia exposição fotográfica de docente do DCHE.
Biblioteca da UFSCar Sorocaba sedia exposição fotográfica "A potência da alegria no Bumba-meu-boi de Matraca "do Maracanã em São Luís" fruto do Pós-doutorado da Profa. Dulcinéia de Fátima Ferreira.
II Colóquio de Pesquisa em Juventude no Brasil: 18.19 e 20 de março.
Docente do DCHE organiza "II Colóquio de Pesquisa em Juventude no Brasil": dias 18.19 e 20 de março.
Professora do DCHE lança livro sobre educação infantil
O livro "Eu ainda sou Criança: Educação Infantil e Resistência" será lançado dia 10 de dezembro.
Apoio de servidores do DCHE à nota do CECH “À comunidade do CECH e a toda a comunidade da UFSCar"
Conforme aprovado na 65ª reunião ordinária do DCHE, divulgamos o apoio dos seguintes conselheiros deste departamento à carta à comunidade do CECH e a toda a comunidade da UFSCar, datada do dia 16 de outubro de 2018.
Lançamento do livro "Lutas sociais em Sorocaba/SP ontem e hoje: Greve Geral de 1917, embate antifascista de 1937 e mobilizações atuais".
Organizado pelo Prof. Dr. Marcos Francisco Martins, docente da UFSCar Campus Sorocaba. A obra tem o objetivo de contar a história da greve geral de 1917 e as que se efetivaram em 2017, particularmente retratando a repercussão que tiveram em Sorocaba/SP.
Primeira Jornada de Educação Infantil da UFSCar
A Primeira Jornada de Educação Infantil da UFSCar, campus Sorocaba, é mais um dos eventos realizados no interior dessa Universidade, a exemplo do I Seminário Internacional de Educação Infantil “Brincar e o Cotidiano das Crianças” ocorrido em setembro de 2017, que busca visibilizar as crianças, suas infâncias e o trabalho de profissionais
Anais da “IX Semana da Pedagogia” do ano de 2017 - Educação não tradicional .
O tema escolhido para a “IX Semana da Pedagogia” do ano de 2017 – Educação não tradicional –surgiu como um desejo das/dos estudantes por conhecerem outros caminhos, outras experiências educacionais, alternativas à escola tradicional, a qual mal tem disfarçado seu colapso.