Convite para encerramento do curso “Diálogos Freireanos, experiências nos contextos das Infâncias”, 04/11/2021, a partir das 20h30.
Em canais abertos no Youtube do Parque da Resistência (https://www.youtube.com/channel/UCbQfQkyOFoxiB7mSa1fib-g), do Núcleo de Educação e Estudos da Infância/UFSCar (https://www.youtube.com/channel/UC4ye1j9d5UXPsLxZwaRDKGw) e do Grupo de pesquisa Laroyê/UNIFESP (https://www.youtube.com/channel/UCY7evP4ZVxfUi3eBwCQEJ0g), teremos leitura de cartas. Uma vivência inspirada em Paulo Freire que escrevia cartas para educadoras contando suas ricas experiências vividas como em Cartas a Cristina, Carta de Guiné Bissau, Professora sim, Tia Não! Em toda sua obra, Paulo Freire nos traz seu pensamento sob forma de uma narrativa poética, sob uma prosa, um diálogo complexo e simples ao mesmo tempo, formando um pensamento integral e reflexivo, fora do campo da ingenuidade e do sectarismo.
Inspirado nessa forma de pensamento, traremos momentos de riqueza onde a Professora Renata Dias, vai ler uma carta que escreveu a Paulo Freire e que está publicada no e-book gratuito Paulo Freire vive: Cem anos de Paulo Freire – cem vozes de corações e mentes. A obra é composta de produções de mais de 180 autores e autoras, que se utilizaram de diferentes gêneros textuais para contar, à sua maneira, de que forma o pensamento freiriano tangencia ou tangenciou a sua vida ao longo dos anos. São poemas, bordados, fotografias, vídeo-depoimentos, panôs, cartas, artigos, relatos de memórias e muito mais. Você pode encontrar essa Carta de Renata Dias e tantas outras tessituras de grande riqueza em : https://www.coletivopaulofreire.org/e-book
Na sequência desse Diálogo, teremos a educadora Andréa Camargo que vai ler uma Carta Convite aos cursistas do curso Diálogos Freirianos: experiências nos Contextos das Infâncias, para os inspirarem a também escrever cartas para duas situações poéticas: "Mensagens para Cápsula do Tempo" e "Mensagens em Garrafas jogadas ao Mar".
As mensagens em formato de "Cartas da cápsula do tempo", são cartas escritas ou à Paulo Freire ou a quem as educadoras ou educadores do curso desejarem escrever falando de suas inquietações e aspirações/esperanças e ou diálogos do momento contemporâneo para serem depositadas numa cápsula que será aberta daqui 10 anos.
A Cápsula do Tempo ficará com a Guardiã Naime Silva, do Parque da Resistência e as cartas poderão ser remetidas ao endereço: Rua Martinho Prado, 191, apto 111, Bela Vista, São Paulo/SP - Brasil CEP 01306-040. Combinaremos uma oficina futura para confecção da Cápsula, no Parque Augusta, parque público este, que foi uma luta histórica das crianças moradoras da região, organizadas pela EMEI Gabriel Prestes e a Virada Educação desde 2014.
Já as "Mensagens de Garrafa jogadas ao Mar" são cartas escritas a um leitor que não se sabe quem é, mas que a idéia é inspirá-lo no pensamento Freiriano e que as educadoras e educadores do curso poderão deixar suas cartas em lugares diversos como um banco de ônibus ou metrô, uma mesa de restaurante, um banco de praça pública, uma mesa de uma biblioteca. Esse ato simbólico representa uma mensagem de garrafa jogada ao mar e o/a cursista/educador.a poderá fotografar sua escrita e onde depositou sua "Mensagem de garrafa jogada ao Mar", para posteriormente colocar na plataforma Padlete no endereço https://padlet.com/parquedaresistencia/1fssh18z4snlrzlt a ser postado pelo próprio cursista ate dia 11/11/21. Dessa forma, os cursistas terão um local de registro de sua participação no curso.
O terceiro momento é de celebração. Teremos os Cantos de Trabalho dos trabalhadores rurais de todo o Brasil, com Renata Mattar e Gustavo Finkler.
Renata Mattar é Cantora, compositora e pesquisadora, e faz um trabalho de resistência cultural, nos rincões do Brasil.
O casal fundou a Cia Cabelo de Maria no ano de 2007 com a proposta de compartilhar a pesquisa musical feita por Renata em seus mais de 20 anos de viagens pelo Brasil registrando músicas da tradição popular. Entre os principais trabalhos, estão o CD “Cantos de Trabalho”, lançado pelo selo SESC, São João do Carneirinho, contemplado no edital Rumos - Itaú Cultural, Baianás - Parece Cinema e a POIN - Pequena Orquestra Interativa.
Ela é Diretora Geral e canário da Cia Cabelo de Maria, traz o repertório para o grupo a partir das suas andanças pelo Brasil atrás de canções de domínio público. Já trabalhou com Itamar Assumpção, Antônio Nóbrega e com o grupo Palavra Cantada, entre outros
Ele é o capitão do navio, responsável pela direção musical, composições e arranjos da Cia Cabelo de Maria.
Desde que entramos em isolamento social na pandemia, eles tem ministrado oficinas a educadoras e arte educadoras de várias partes do Brasil e do Mundo promovendo a Cultura Popular Brasileira por meio dos Cantos de Trabalhando e trazendo Mestres e Mestras Cantantes e Brincantes para dialogar e se apresentar nessas oficinas e assim também poder ajudá-los financeiramente nesses tempos difíceis de Covid-19.
Teremos 30 minutos de apresentação e por ser online, infelizmente nosso canto não poderá ser conjunto e ganhar a dimensão do corpo com as danças e cirandas. Mas deixamos abaixo os álbuns disponíveis no Spotify, o canal do Youtube e as redes sociais do Facebook e Instagram, para que conheçam tanto seu repertório, como também a interação com os trabalhadores e trabalhadoras rurais.
Spotify
Baianá, Parece Cinema - Album by Cia Cabelo de Maria | Spotify
Cantos de Trabalho II - Album by Cia Cabelo de Maria | Spotify
ComadreFlorzinha https://open.spotify.com/album/3n3M9iXZ4kwSBUtIKY2yLA?si=mKMjxyLWQI2MTl-gKyRuSA
Contos de Todos os Cantos - Album by Renata Mattar, Giba Pedrosa | Spotify
POIN Pequena Orquestra Interativa - Compilation by Cia Cabelo de Maria | Spotify
YouTube Cia Cabelo de Maria - TopicRenata Mattar fala sobre Ancestralidade, Cultura Popular e as Novas Gerações - Festival Iluminária
Cantos de Trabalho - Cia Cabelo de Maria
Facebook https://www.facebook.com/cabelodemaria/about/?ref=page_internal
Instagram https://www.instagram.com/ciacabelodemaria/
site oficial https://www.ciacabelodemaria.com/about
Durante a espera do final do curso, as educadoras e organizadoras do curso, publicarão as pílulas poéticas.
São pequenas degustações que de forma homeopática, tem por finalidade te trazer um chamado pra esse dia e nossos temas que possam te envolver e te encantar poeticamente. Serão publicadas nos canais do Youtube do Parque da Resistência, do Núcleo de Educação e Estudos da Infância/UFSCAR e do Grupo de Pesquisa Laroyê. Prometem surpresas incríveis!