DCHE apoia Curso de Visualização da Informação

O Curso de Visualização de Informação, ministrado pelo Professor Dalton Martins, da Universidade Federal de Goiás (UFG), aconteceu do dia 28 a 30 de outubro, e contou com a participação de pesquisadores, estudantes e docentes do DCHE e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd)

O Curso de Visualização de Informação, ministrado pelo Professor Dalton Martins, da Universidade Federal de Goiás (UFG), aconteceu do dia 28 a 30 de outubro, e contou com a participação de pesquisadores, estudantes e docentes do DCHE e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd). O curso, oferecido pelo Núcleo de Estudo e Pesquisa Tecnologia, Cultura e Sociedade, da UFSCar, em parceria com o Núcleo de Pesquisas em Gestão, Políticas e Tecnologias da Informação, da UFG, teve como objetivo apresentar ferramentas que ampliam a qualidade de processos de organização/tratamento e recuperação de informações a partir do uso de Tecnologias.

Segundo o Prof. Dalton Martins, que é também pesquisador do Laboratório de Políticas Públicas Participativas da UFG, a apropriação por pesquisadores da Universidade de processos que facilitem etapas de extração, tratamento, organização, processamento e visualização da informação pode colaborar com a análise e proposições de políticas públicas, entre outras pesquisas e áreas de atuação.

“Quando criamos formas de expressar a informação, em alguma medida estamos atuando na dimensão da produção da realidade, disputando sentido, formas de ver o mundo, maneiras de entender e mostrar aos outros o que vemos”, afirma o Professor, apontando que essas possibilidades não são apenas de representação, mas de criação.

Ari Pinheiro, pesquisador da Linha Educação, Comunidade e Movimentos Sociais, do PPGEd, avaliou como excelentes as ferramentas de busca,  os bancos de dados públicos e as formas de tratar a informação com gráficos interativos e georreferenciados: “Simplesmente demais esses três dias de interação, amizade e aprendizagem”. 

“O curso Visualização da Informação trouxe uma contribuição muito significativa para as minhas pesquisas relacionadas à História da Educação e à Política Educacional. Todo pesquisador deveria conhecer o Tableau Public, que otimiza o tempo e potencializa os caminhos da produção do conhecimento”, avalia a Profa. Heulália Rafante.

 O Curso contou também com a colaboração do Departamento de Computação por meio da cessão de laboratório para um dia de atividades.

Crédito da foto: Profa. Teresa Melo.