Diálogos freirianos - experiências nos contextos da infância

Núcleo de Educação e Estudos da Infância (UFSCar-campus Sorocaba) em conjunto ao coletivo Parque da Resistencia (São Paulo capital) promovem o curso de extensão (atualização): Diálogos freirianos - experiências nos contextos da infância, em comemoração ao centenário de Paulo Freire

 

Paulo Freire, com sua obra, vida e ensinamentos, dialoga profundamente com as concepções da infância e da educação infantil, os direitos das mulheres e as políticas públicas para a área.  

Neste ano (2021) em que Paulo Freire completaria 100 anos, nos desafiamos a tornar explícitos os princípios “Freirianos” que podem ser encontrados no cotidiano das práticas pedagógicas, nos projetos e nas políticas públicas da Educação Infantil.  Assim, por meio de relatos de práticas dos e das profissionais que atuaram com ele na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, quando esteve como Secretário de Educação e de pesquisadoras e pesquisadores, professores e professoras da infância, iremos promover, através deste curso de extensão ora proposto, uma reflexão sobre como seu legado está vivo e continua inspirando e influenciando as práticas pedagógicas em especial na Educação Infantil.

O curso inicia em 13 de agosto de 2021, às 20 horas e será integralmente online. O curso terá um total de 45 horas certificadas, para as pessoas matriculadas que tenham frequência mínima registrada de 75% nos encontros síncronos. As atividades síncronas ocorrerão nas seguintes datas:  13,19,26/08;02,09,16,23,30/09;07,14,21/10 e 04/11, das 20h às 22h, às quintas-feiras (com exceção do encontro inaugural, sexta, 13 de agosto).

O primeiro encontro, no dia 13 de agosto, será aberto à participação geral, via youtube, e receberá a participação das professoras Iara Bernardi, Lisete Arelaro, Luiza Erundina e Maria Aparecida Perez.

As inscrições poderão ser realizadas no dia 07 de agosto de 2021, das 8h às 20h. O link estará disponível nas páginas do Facebook @nucleodeinfanciaufscar e/ou @coletivoparquedaresistencia. Contamos com sua participação e apoio na divulgação.

Essa ação, sob responsabilidade do Núcleo de Educação e Estudos da Infância/UFSCar e Coletivo Parque da Resistência, conta com o apoio dos grupos de pesquisa CRIEI/UFSCar, Laroyê/Unifesp e Núcleo de Educação Infantil Paulistinha – NEI/Paulistinha. 

Lembrete: as vagas são limitadas e é necessário aguardar e-mail de confirmação de matricula, uma vez que apenas o preenchimento do formulário não garante a vaga no curso.