"Infâncias e Educação Infantil: perspectivas em pesquisas e formação docente" Convite para o terceiro encontro ciclo de debates
Nossos encontros estão abordando as infâncias e a Educação Infantil em proposta de interface entre formação e pesquisa, observando, dentre outros temas, metodologia de pesquisa com crianças e na Educação Infantil; os contextos educativos, os processos implicados na Educação das crianças e na formação docente e as especificidades da infância, ancorada em discussões teóricas pautadas principalmente no campo teórico dos Estudos da Infância e de Pedagogia(s) para a Educação Infantil. A atividade tem formato de aula aberta e participativa, gratuita, sendo necessária inscrição prévia. A organização é do Núcleo de Educação e Estudos da Infância – UFSCar.
A respeito da convidada
Sara Barros Araújo
Professora Coordenadora da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (ESE-P.Porto). Doutora em Estudos da Criança, na especialidade de Metodologia e Supervisão em Educação de Infância, pela Universidade do Minho, licenciada e mestre em Psicologia Educacional pela mesma universidade. Dedica-se há 20 anos à formação inicial e contínua de educadoras/es de infância, coordenando, desde 2011, o Mestrado em Educação Pré-Escolar da ESE-P.Porto. Investigadora integrada e membro da Direção do Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED). Nas suas atividades de investigação tem-se dedicado prioritariamente a pesquisas no âmbito da formação de educadores/as de infância e da qualidade dos contextos de creche, com ênfase na investigação de natureza participativa e praxeológica. É Coordenadora para Portugal da Associação Europeia de Investigação em Educação de Infância (EECERA) e Coordenadora do Grupo de Interesse “Do Nascimento aos Três Anos” da mesma associação europeia. Perita da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) no domínio da Formação de Professores/as e Educadores/as.
Sugestões para leitura
DE BARROS ARAÚJO, Sara; MONTEIRO, Tânia. Pedagogias explícitas em creche: relato de uma investigação-ação em contexto português. Humanidades & Inovação, v. 4, n. 1, 2017. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/296
ARAÚJO, Sara Barros. Para uma visão triangulada dos direitos em creche: análise com base no manifesto epistolar de Malaguzzi. Em Aberto, v. 30, n. 100, 2017. Disponível em: http://emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/3219
ARAÚJO, Sara Barros. Aprendizagem profissional no estágio em creche: representatividade e significado atribuído a dimensões da pedagogia. Revista da FAEEBA-Educação e Contemporaneidade, v. 27, n. 51, p. 29-44, 2018. Disponível em: file:///C:/Users/x/Downloads/4965-Texto%20do%20artigo-13365-1-10-20180427%20(1).pdf
Para quem se interessar, o link para o formulário de inscrição para o dia 10 de maio é:
https://forms.gle/4Z7e1Btzw9qnDKYF9
Haverá certificação (por encontro). As vagas são limitadas.
Contamos com sua presença.