Pandemia, educação a distância e mercantilização do ensino
Com frequência, a preocupação com a manutenção e ampliação dos lucros tem colocado em segundo plano a qualidade da formação, as reais possibilidades de acesso aos conhecimentos produzidos pelas diversas áreas do saber e a importância das trocas realizadas em sala de aula e nos territórios nos quais a teoria encontra a realidade.
Alunos e trabalhadores (funcionários e professores) do ensino superior se deparam com situações adversas, incertas e de ainda maior pressão, frente às quais são demandados a se adaptar sem questionamentos. Não suficiente, as incertezas em relação ao futuro, relativas à pandemia, somam-se àquelas produzidas pelas instituições, seja em relação que pode ser feito para a garantia de formação com qualidade, seja em termos de demissões ou alterações no trabalho dos docentes.
A live pretendeu ser um espaço de discussão sobre esse cenário entre professores e alunos, de modo a compartilhar vivências e refletir sobre formas de resistência e pode ser conferida no link abaixo: