Trabalho, juventudes e políticas públicas nas periferias: diálogos a partir da pesquisa-ação Coletiva Jovem
A pesquisa, coordenada pela Profa. Dra. Maria Carla Corrochano, docente do DCHE e dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Estudos da Condição Humana, foi realizada com apoio da FAPESP visando contribuir para a construção de políticas públicas de geração de trabalho decente e renda para jovens das periferias de São Paulo e Buenos Aires, além do suporte a coletivos e empreendimentos juvenis nas duas cidades. Realizada de modo remoto, considerando o contexto da pandemia, a pesquisa contou com a participação de jovens e de coletivos juvenis desde a construção dos instrumentos de pesquisa até a realização de entrevistas, discussão e análise dos resultados.
Também envolveu docentes de diferentes universidades (Flacso-Argentina, USP, Unifesp- Leste e Escola de Administração Pública da FGV), a ONG Ação Educativa e várias organizações locais, dentre as quais a Associação Cultural Bloco do Beco e a Associação São Mateus em Movimento.
Além da discussão dos resultados contando com as pessoas que participaram diretamente da pesquisa e convidados/as externos, também será realizada a Mostra Coletiva Jovem, com apresentação de produtos, serviços e ações solidárias de jovens das quebradas.
Ao longo dos dois dias também serão realizadas intervenções artísticas de jovens a partir de diferentes linguagens: música, dança, teatro, cinema e poesia. O evento acontece de modo presencial, respeitando os protocolos sanitários, na sede da Ação Educativa, localizada na Rua General Jardim, 660, São Paulo/ São Paulo. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo link: https://forms.gle/aw98GdNWZRMDea1V7.