V Simpósio de Arte Afro-brasileira da UFSCar campus Sorocaba

O “V Simpósio de Arte Afro-brasileira da UFSCar campus Sorocaba” tem como tema geral “Arte e ancestralidade africana: influências na cultura brasileira”, convidando Júlio César Boaro para falar sobre “Arte africana ancestral: os Yoruba” e Alessandra Moreira sobre o tema “Da cozinha para o Mundo (ou Museu), o lugar da arte e da mulher negra na sociedade”.
História, Arte, mitologia, ancestralidade e educação africana são abordados para contribuir com as Leis 10.639/03 e 11.645/08, de ensino de História e culturas africanas e afro-brasileiras nas salas de aula. 
 
A atividade é iniciativa do GIAPE – Grupo de Pesquisa sobre Infância, Arte, Práticas Educativas e Psicossociais (DCHE-So), com coordenação da Profª. Drª. Lucia Lombardi, e objetiva incentivar a pesquisa por conhecimentos que possibilitem mais amplo conhecimento sobre a arte africana ancestral trazida para o território nacional com cerca de 4 milhões de homens, mulheres e crianças escravizadas entre os séculos XVI e meados do XIX. 
 
São culturas disseminadas na formação do nosso país nas Artes Visuais, na Música, na culinária, nas religiosidades e na forma de agir de grupos humanos, as quais implicam em uma diversidade que não resistiu integralmente com sua herança em terras alheias, mesclando-se a outras culturas que aqui estavam e continuando a se misturar, gerando uma enorme complexidade de visões de mundo.
 
Transmissão: pelo canal do YouTube do GIAPE UFSCar: https://www.youtube.com/@giapeufscar5320

Data e horário: 30 de novembro de 2022, das 20h00 às 21h30.

 
Certificado de participação: preenchimento de lista de presença durante o evento.