Notícias
120 artigos científicos foram criados por gerador de "lero-lero" e ninguém percebeu
Esta semana, a Nature revelou que as editoras de revistas científicas Springer e IEEE removeram mais de 120 artigos publicados entre 2008 e 2013. Elas descobriram que cada um deles era jargão sem sentido, todos gerados automaticamente por computador. O enorme descuido foi descoberto pelo cientista da computação Cyril Labbé, que passou os últimos dois anos reunindo esses artigos.
1ºSimpósio de Arte Negra
Como parte do processo de formação cultural e artística de estudantes do curso de Pedagogia e de outras Licenciaturas e como parte das atividades do GIAPE – Grupo de Pesquisa sobre Infância, Arte, Práticas Educativas e Psicossociais, acontece no dia 3 de Novembro de 2016 o “1º Simpósio de Arte Negra” sob responsabilidade das professoras Profª. Drª. Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi e Profª. Drª Maria Walburga dos Santos.
“AS CRIANÇAS TAMBÉM APRENDEM - o papel educativo das pessoas adultas na educação infantil”, convite para encontro com a Professora Agnese Infantino (Universidade Milão Bicocca – Itália)
No próximo dia 08 de junho, das 10h às 12h, o Núcleo de Educação de Estudos da Infância da UFSCar e o Grupo de Estudos a respeito das Crianças e da Educação Infantil (CRIEI/UFSCar), realizará encontro com a Professora Agnese Infantino, estudiosa da Pedagogia da Infância, da Universidade Milão Biccocca (Itália).
“De onde viemos, onde estamos e para onde vamos” – 30 anos do NEAB.UFSCar
Neste ano de 2021 o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal de São Carlos - NEAB.UFSCar completa 30 anos de história!
“II Simpósio Direito à Educação e a Judicialização da Educação Infantil”
Professora Lucia Lombardi do DCHE coordena este 2º simpósio por meio do “GIAPE − Grupo de Pesquisa sobre Infância, Arte, Práticas Educativas e Psicossociais” em parceria com o “Fórum Regional de Educação Infantil de Sorocaba” para tratar da discussão acerca da Educação Infantil como direito social de todos e a intervenção do Poder Judiciário nas questões educacionais em vista da proteção desse direito.
“Leituras em Educação e Infâncias: escritos que nos inspiram”
A atividade de integração entre ensino, pesquisa e extensão (ACIEPE) “Leituras em Educação e Infâncias: escritos que nos inspiram” será realizada virtualmente, entre 10 de novembro de 2020 e 11 de janeiro de 2021, às terças-feiras, das 9h30 às 13h.
“Simpósio Direito à Educação e a Judicialização da Educação Infantil”
Professora Lucia Lombardi do DCHE promove simpósio por meio do “GIAPE − Grupo de Pesquisa sobre Infância, Arte, Práticas Educativas e Psicossociais” em parceria com o “Fórum Regional de Educação Infantil de Sorocaba” para tratar da discussão acerca da Educação Infantil como direito social de todos e a intervenção do Poder Judiciário nas questões educacionais em vista da proteção desse direito.
“VI Simpósio de Arte Afro-brasileira da UFSCar”
O “VI Simpósio de Arte Afro-brasileira da UFSCar” tem como tema geral “Sankofa: trilhando caminhos antirracistas”.
3º Encontro da UFSCar Campus Sorocaba e a Associação de Surdos
3º Encontro da UFSCar Campus Sorocaba e a Associação de Surdos - A importância da Associação dos Surdos. Dia: 19 de setembro; Horário: 19 às 22h; Local: UFSCar Campus Sorocaba - ônibus linha 80, Prédio Roxo - Auditório do ATLAB; Incrições gratuitas e limitadas pela página do Facebook: https://www.facebook.com/events/635297933293858/
3o. Encontro "Núcleo Com - Vida" - Escutar. Pedagogia das Miudezas: saberes necessários a uma pedagogia que escuta
A educação da/na diversidade em Ciências Exatas é tema de atividade
Atividade problematiza as subjetividades dos/as profissionais e estudantes do campo da Educação em Ciências, abordando as questões da corporeidade como diversidades de gênero e etnia, necessidades especiais, normatividades e paradigmas teóricos e metodológicos da comunidade acadêmica para compreender seu impacto na pesquisa e docência da área.
A Educação e a Geografia diante da COVID-19: desafios para o campo da formação de professores”
Dois grupos de pesquisa da UFSCar − Grupo de Pesquisa Formação Política de Professoras e Professores (GPForPP – DGTH-So) e Grupo de Pesquisa sobre Infância, Arte, Práticas Educativas e Psicossociais (GIAPE – DCHE-So) – em conjunto com o laboratório de Cartografia e Ensino de Geografia, convidam para uma ação que pretende apoiar a comunidade na luta contra a COVID-19, especialmente no desenvolvimento de perspectivas no campo da formação de professores/as.
A revista LAPLAGE EM REVISTA publica seu primeiro número.
A revista LAPLAGE EM REVISTA acaba de publicar seu primeiro número, disponível em http://www.laplageemrevista.ufscar.br/index.php/lpg. Convidamos a navegar no sumário da revista para acessar os artigos e outros itens de seu interesse. Aguardamos a submissão de vossos trabalhos e agradecemos seu interesse e apoio contínuo em nosso trabalho.
Abertas inscrições para concurso público para Professor Adjunto A - Educação Especial e Didática
De 25/03 a 08/04 estão abertas inscrições para concurso público de Professor Adjunto A. Área: Educação, Sub-área: Educação Especial e Didática.
Abertas inscrições para concurso público para Professor Assistente A de Libras
De 09 a 28/08 estão abertas inscrições para concurso público de Professor Assistente A. Area: Educação, Linguística, Letras ou Língua portuguesa, Sub-área: Língua Brasileira de Sinas (Libras).
Abertas inscrições para processo seletivo para Professor Substituto - Área: Psicologia; Subárea: Psicologia Social ou Psicologia da Educação.
De 16/01/2023 à 27/01/2023 estão abertas inscrições para processo seletivo para Professor Substituto - Área: Psicologia; Subárea: Psicologia Social ou Psicologia da Educação.
ACIEPE “Relações étnico-raciais e organização do trabalho pedagógico na perspectiva antirracista: leituras e escrevivências”
A proposta se soma a ações de combate ao racismo, a luta pela construção de uma sociedade mais humana e igualitária. Reconhecendo a educação escolar como lugar ambíguo onde as relações raciais desiguais ainda se reproduzem faz-se necessário transformar, descolonizar os currículos e as práticas pedagógicas.
ACIEPE debate ambientes de aprendizagens plurais
Está sendo ofertada uma Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (ACIEPE) com o objetivo de desencadear debates e reflexões sobre formação e desenvolvimento docente e desafios do magistério voltados para uma ação curricular inovadora, integrando sujeitos, saberes e disciplinas.
Alunos de pedagogia lançam livro infantil.
Os alunos do 9° perfil de pedagogia da UFSCar Sorocaba - João Aparecido Almeida do Nascimento, Daiane Cristina Medeiros, Isabele Scudelér e Gabriella Esperati Fernandes - lançaram no dia 28 de março, o livro infantil. “O Sonho de Lara”, em parceria com o Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS) e com apoio do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), patrocinador da obra que será utilizada nas instituições assistidas pelo Banco de Alimentos e nas escolas de Sorocaba.
Anais da “IX Semana da Pedagogia” do ano de 2017 - Educação não tradicional .
O tema escolhido para a “IX Semana da Pedagogia” do ano de 2017 – Educação não tradicional –surgiu como um desejo das/dos estudantes por conhecerem outros caminhos, outras experiências educacionais, alternativas à escola tradicional, a qual mal tem disfarçado seu colapso.