IV Primavera do Núcleo de Educação e Estudos da Infância UFSCar

Convidamos toda comunidade para participação na comemoração da IV Primavera do Núcleo de Educação e Estudos da Infância da UFSCar, programa e espaço dedicado à infância, educação infantil e estudos da infância vinculado ao Departamento de Ciências Humanas e Educação – DCHE/UFSCar – campus Sorocaba.

Ladislau Dowbor vem a Sorocaba para lançar "A Era do Capital Improdutivo"

A “Jornada que realidade é essa?”, realizada pelo Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE) da UFSCar, com apoio do SMetal, promoverá o encontro com o economista e professor da PUC/SP, Ladislau Dowbor, nesta terça-feira, dia 21, às 19h, no auditório do sindicato. Dowbor é autor de diversos livros, entre eles “A Era do Capital Improdutivo”, que estará à venda no local.

Lançamento colaborativo e gratuito do documentário: "A Descoberta do Mundo - um filme sobre a vida e obra de Clarice Lispector", dirigindo por Taciana Oliveira. A Descoberta do Mundo é um projeto que aborda a vida e obra da escritora Clarice Lispector sendo composto pela produção de dois audiovisuais: um documentário e uma ficção.

LANÇAMENTO COLEÇÃO OBA-OBÁ!

No dia 22 de junho de 2023, o Núcleo de Educação Núcleo de Educação e Estudos da Infância da UFSCar e o Grupo de Pesquisas a Respeito das Crianças, Educação Infantil e Estudos Da Infância (CRIEI/UFSCar) realizam o lançamento da coleção Oba-Obá!  Contando com 3 obras até o momento, convidamos a todas as pessoas a conhecerem os temas, organizadoras/es dos livros e os próximos lançamentos. Contamos com vocês virtualmente, a partir das 19h, no canal do Núcleo: https://youtube.com/live/jGgsivx8pzc.

Lançamento de livro sobre a temática negra no dia da África (25/05).

No dia 25 próximo, Dia da África, será lançado o livro “Educação das relações étnico-raciais: apontamentos críticos e a realidade da região de Sorocaba”. O evento ocorrerá, a partir das 18h30, no Campus Sorocaba da UFSCar (Rodovia João Leme dos Santos / SP-264, Km 110, Bairro do Itinga, Sorocaba/SP) e contará com atividades artísticas e culturais.

Mesa redonda "Catalisando a Diversidade na Ciência"

O objetivo da série GWB é estabelecer uma rede ativa de pessoas de todos os gêneros para ultrapassar as barreiras à igualdade de gênero na ciência. Nos últimos cinco anos, foram realizados mais de 1500 eventos GWB em 100 países. Venha, você também, fazer parte do nosso evento neste ano!

Migrações, Conflitos e Identidades

O Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE- CCHB - UFSCar Sorocaba) convida para a palestra com o pesquisador Dr. José Machado Pais (ICS-Universidade de Lisboa), intitulada "Migrações, conflitos e identidades"

Moção de apoio à greve dos professores e das professoras da rede pública de ensino oficial do Estado de São Paulo

Reunidos no dia de hoje, professores, alunos e técnicos administrativos integrantes do Conselho do DCHE (Departamento de Ciências Humanas e Educação) da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), campus Sorocaba, vem a público manifestar apoio à greve que os professores e as professoras da rede pública de ensino oficial do Estado de São Paulo deflagraram há cerca de duas semanas.

Moção de Repúdio

Moção de Repúdio contra atitude de técnicos e docentes que solicitaram em fóruns externos à comunidade universitária mudança do Campus Sorocaba da UFSCar sem discussão ampla, democrática e participativa nas instâncias internas. Leia mais.

Nota

Nota de consternação do Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE/UFSCar-Sorocaba) sobre o assassinato de MARIELLE FRANCO