Nota de repúdio contra fechamento de escolas públicas do estado de São Paulo.

Nós professores e professoras dos Departamentos e Conselhos da Universidade Federal de São Carlos, abaixo relacionados, vimos manifestar nosso veemente repúdio à forma autoritária pela qual o governo do estado de São Paulo vem conduzindo o processo de fechamento de escolas da rede pública estadual e reprimindo a legítima manifestação de estudantes e da população que luta pela manutenção de suas escolas frente à unilateral e, por consequência, arbitrária decisão que desrespeita a Constituição Federal e a LDB (Lei 9394/96)...

Núcleo de Educação e Estudos da Infância (UFSCar-campus Sorocaba) convida para segunda aula do curso Crianças em deslocamentos: infâncias, migração e refúgio.

O curso “Crianças em deslocamentos: infância, migração e refúgio”, ofertado pelo Núcleo de Educação e Estudos da Infância da UFSCar (campus Sorocaba) e organizado pelas professoras Katia Norões, Maria Walburga dos Santos e pelo professor Flávio Santiago, continua com sua programação no próximo dia 14/10/2021. O curso visa fomentar reflexões e a ampliação da discussão sobre a diversidade na educação básica e sobre garantias de direitos fundamentais e humanos das crianças em contextos de deslocamentos.

Núcleo de Educação e Estudos da Infância (UFSCar-campus Sorocaba) promove curso Crianças em deslocamentos: infâncias, migração e refúgio

Núcleo de Educação e Estudos da Infância (UFSCar-campus Sorocaba) convida para terceira aula do curso Crianças em deslocamentos: infâncias, migração e refúgio, 28/10/2021, 18h. Nessa quinta-feira, 28/10/2021, 18h, daremos continuidade ao curso “Crianças em deslocamentos: infâncias, migração e refúgio”, com o tema é “Comunidades, redes, direito à cidade e Educação” contando com o Professor Paulo Illes e a Profa. Adriana Carvalho como docentes.

No dia 05/11/2021 às 9h30 da manhã, teremos o 4º encontro do curso “Crianças em deslocamento: infâncias, migração e refúgio”, com a Alice Sophie Sarcinelli, que é pesquisadora no Centre Norbert Elias de Marselha (França). Sua tese de doutorado sobre a infância cigana, realizada na École des Hautes Etudes en Sciences Sociales, com o professor Didier Fassin, venceu o prêmio Richelieu da Chancellerie des Universités de Paris e foi publicado com o título “Des gamins roms hors-de-l’enfance. Entre protection et exlcusion” e que pode ser acessado em: https://eac.ac/books/9782813003881.

Núcleo de Educação e Estudos da Infância (UFSCar-campus Sorocaba) promove curso de extensão

O curso “Crianças em deslocamentos: infância, migração e refúgio”, ofertado pelo Núcleo de Educação e Estudos da Infância da UFSCar (campus Sorocaba) e organizado pelas professoras Katia Norões, Maria Walburga dos Santos e pelo professor Flávio Santiago, é uma oportunidade para a formação continuada de professores/as e demais profissionais envolvidos(as) com o tema das migrações e refúgio relacionado a infância, crianças e jovens.

"O circo da miséria"

Não percam "O maior desespetáculo da Terra", o "Circo da Miséria", que através do humor e da crítica trata da vida da população em situação de rua.

Pandemia, educação a distância e mercantilização do ensino

As mudanças que vem ocorrendo no ensino superior no momento de pandemia, em grande medida, intensificam os processos de mercantilização do ensino superior, já em curso há um longo tempo. Para conversar sobre este cenário, o Núcleo Sorocaba da Associação Brasileira de Psicologia de Sorocaba (ABRAPSO) organizou uma live, que foi mediada pelo docente do DCHE Marcos Garcia

Para coordenador do programa, Life é fundamental para os cursos de Licenciatura

Criado com o objetivo de atender à necessidade de ampliação de acesso dos cursos de formação docente a recursos tecnológicos e de inovação educacional, o Programa de Apoio a Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores (Life) já conta hoje com a participação de 105 instituições públicas de ensino superior (Ipes), totalizando 245 laboratórios criados por meio de financiamento pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

PME será discutido na UFSCar hoje, 19/05.

Prezados(as) colegas: amanhã realizaremos uma discussão sobre o Plano Municipal de Educação, as 19h00. Estarão presentes Iara Bernardes e Ananda. A proposta é instigar a comunidade a participar das Plenárias e se envolver com a discussão do PME que será retomada nesta sexta-feira, dia 22 de maio. Contamos com a presença de todos(as) e a cooperação na divulgação. O local ainda está a definir. Mas será em algum lugar do campus. Provavelmente na DICA

Primeira Jornada de Educação Infantil da UFSCar

A Primeira Jornada de Educação Infantil da UFSCar, campus Sorocaba, é mais um dos eventos realizados no interior dessa Universidade, a exemplo do I Seminário Internacional de Educação Infantil “Brincar e o Cotidiano das Crianças” ocorrido em setembro de 2017, que busca visibilizar as crianças, suas infâncias e o trabalho de profissionais