Notícias
Seminários apresentam resultados de pesquisa sobre Trabalho e educação na Região Metropolitana de Sorocaba/SP
Seminários apresentam resultados da pesquisa “Trabalho e educação na Região Metropolitana de Sorocaba/SP (RMS): a incidência da noção de trabalho na concepção e na prática de docentes da rede pública estadual”
DCHE abre processo seletivo para professor substituto
O Departamento de Ciências Humanas e Educação – DCHE – Ufscar campus Sorocaba abre processo seletivo para professor/a substituto/a na área de Educação, sub-área: Educação, política e sociedade; Educação de jovens e adultos; Estágio Supervisionado na EJA; Educação não escolar. O regime é de 20h e o requisito é Doutorado em Educação. As inscrições vão de 27/09/21 a 08/10/21 pelo site concursos.ufscar.br - Processo 093/21.
Núcleo de Educação e Estudos da Infância (UFSCar-campus Sorocaba) promove curso de extensão
O curso “Crianças em deslocamentos: infância, migração e refúgio”, ofertado pelo Núcleo de Educação e Estudos da Infância da UFSCar (campus Sorocaba) e organizado pelas professoras Katia Norões, Maria Walburga dos Santos e pelo professor Flávio Santiago, é uma oportunidade para a formação continuada de professores/as e demais profissionais envolvidos(as) com o tema das migrações e refúgio relacionado a infância, crianças e jovens.
IV Primavera do Núcleo de Educação e Estudos da Infância UFSCar
Convidamos toda comunidade para participação na comemoração da IV Primavera do Núcleo de Educação e Estudos da Infância da UFSCar, programa e espaço dedicado à infância, educação infantil e estudos da infância vinculado ao Departamento de Ciências Humanas e Educação – DCHE/UFSCar – campus Sorocaba.
ACIEPE “Relações étnico-raciais e organização do trabalho pedagógico na perspectiva antirracista: leituras e escrevivências”
A proposta se soma a ações de combate ao racismo, a luta pela construção de uma sociedade mais humana e igualitária. Reconhecendo a educação escolar como lugar ambíguo onde as relações raciais desiguais ainda se reproduzem faz-se necessário transformar, descolonizar os currículos e as práticas pedagógicas.
“De onde viemos, onde estamos e para onde vamos” – 30 anos do NEAB.UFSCar
Neste ano de 2021 o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal de São Carlos - NEAB.UFSCar completa 30 anos de história!
Convite para aula aberta e vagas remanescentes do curso de extensão: Diálogos freireanos - experiências nos contextos da infância
Convidamos a todos/as/es para a aula aberta com a presença de Sônia Larrubia Valverde e Célia Serrão no curso Diálogos freireanos - experiências nos contextos da infância com o tema Políticas para a Educação Infantil: inspirações e diálogos com Paulo Freire.
Diálogos freirianos - experiências nos contextos da infância
Núcleo de Educação e Estudos da Infância (UFSCar-campus Sorocaba) em conjunto ao coletivo Parque da Resistencia (São Paulo capital) promovem o curso de extensão (atualização): Diálogos freirianos - experiências nos contextos da infância, em comemoração ao centenário de Paulo Freire
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO E ESTUDOS DA INFÂNCIA (UFSCar campus Sorocaba) PROMOVE CURSO EXTENSÃO “PRÁTICAS EDUCATIVAS, NATUREZA E INFÂNCIAS”
De 19 à 24/04/21, o Núcleo de Educação e Estudos da Infância da UFSCar (campus Sorocaba) receberá inscrições para o curso de extensão "Práticas Educativas, Natureza e Infâncias”, na modalidade de atualização e realizado virtualmente pela plataforma google Meet, no período de 27/04 à 25/05/21, as terças feiras.
Encerramento da atividade de extensão "Educação Infantil numa perspectiva inclusiva"
No dia 08 de abril, das 16h às 18h30, será realizado o último encontro do curso de extensão “Educação Infantil numa Perspectiva Inclusiva”, promovido pelo Núcleo de Educação e Estudos da Infância da UFSCar campus Sorocaba, espaço vinculado ao Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE).
Evento de Iniciação Científica
Entre os dias 01/03 e 04/03 serão realizados o 27º Congresso de Iniciação Científica e o 12º Congresso de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação.
Pedagogia Histórico-Crítica: fundamentos, perspectivas, conteúdo e método
O curso de extensão “Pedagogia Histórico-Crítica: fundamentos, perspectivas, conteúdo e método” é oferecido aos professores e professoras da região de Sorocaba/SP.
Encontro com nossa Biblioteca: valor cultural e afetivo dos atos de pesquisar e ler”
Você sabe como fazer seus levantamentos bibliográficos e conhece os procedimentos para estudar melhor e realizar sua pesquisa? A equipe da Biblioteca Campus Sorocaba - B-So UFSCar vai apresentar a Biblioteca Virtual da Pearson (BV), o catálogo da Biblioteca, onde vocês podem ter acesso às Normas da ABNT; o Repositório Institucional; o Portal de Periódicos CAPES e o próprio site da B-So, que é onde as informações ficam concentradas.
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO E ESTUDOS DA INFÂNCIA (UFSCar campus Sorocaba) PROMOVE CURSO COM A TEMÁTICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA
De 22/02/2021 a 26/02/2021, o Núcleo de Educação e Estudos da Infância da UFSCar (campus Sorocaba) receberá inscrições para o curso de extensão "Educação infantil numa perspectiva inclusiva”, na modalidade de atualização e realizado virtualmente, no período de 04/03/2021 a 08/04/2021.
"O circo da miséria"
Não percam "O maior desespetáculo da Terra", o "Circo da Miséria", que através do humor e da crítica trata da vida da população em situação de rua.
“Leituras em Educação e Infâncias: escritos que nos inspiram”
A atividade de integração entre ensino, pesquisa e extensão (ACIEPE) “Leituras em Educação e Infâncias: escritos que nos inspiram” será realizada virtualmente, entre 10 de novembro de 2020 e 11 de janeiro de 2021, às terças-feiras, das 9h30 às 13h.
Núcleo de Educação e Estudos da Infância (UFSCar campus Sorocaba) promove curso com temática corpo, arte e infância
Núcleo de Educação e Estudos da Infância (UFSCar campus Sorocaba) promove curso com temática corpo, arte e infância
III Simpósio de Arte Afro-brasileira
No dia 20 de outubro de 2020, às 19 horas, será realizado o III Simpósio de Arte Afro-brasileira da UFSCar campus Sorocaba. O evento tem como tema "O que vai do ateliê do/da artista negro/a para o mundo?"
DCHE oferece disciplinas para os três blocos letivos
O Conselho Departamental do DCHE aprovou a oferta das disciplinas a serem oferecidas em modo remoto no segundo semestre de 2020. Conforme orientação da ProGrad, as disciplinas estão organizadas em três blocos, com períodos diferentes de realização. Confira a tabela de disciplinas ofertadas nos Blocos A e C e documentos orientadores da ProGrad.
Docentes do DCHE oferecem oficina sobre recursos digitais interativos
Docentes do DCHE oferecem oficina sobre recursos digitais interativos
Ciclo de Debates – A Educação de Jovens e Adultos – para além dos muros da escola
O Professor Paulo Lima, docente do DCHE, é parceiro organizador deste Ciclo de Debates, cujo objetivo é dar prosseguimento ao projeto de debate sobre as políticas públicas de educação e fazer um recorte sobre a alfabetização e analfabetismo.
Pandemia, educação a distância e mercantilização do ensino
As mudanças que vem ocorrendo no ensino superior no momento de pandemia, em grande medida, intensificam os processos de mercantilização do ensino superior, já em curso há um longo tempo. Para conversar sobre este cenário, o Núcleo Sorocaba da Associação Brasileira de Psicologia de Sorocaba (ABRAPSO) organizou uma live, que foi mediada pelo docente do DCHE Marcos Garcia
DCHE compõe comissão para estudar proposta de retomada de atividades
Representantes das três áreas do DCHE compõem a comissão que vai se debruçar sobre a minuta de proposta para retomada das atividades regulares dos cursos de graduação elaborada pelo GT Planejamento, instituído pelo ATO Administrativo ProGrad no 15, de 14 de maio de 2020. A partir dessa primeira análise o Conselho Departamental irá debater o documento.
Prof. Jorge Leite Jr participa de live do NEPeTeCS com o tema “Pornografia: histórico e vertentes”
O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Tecnologia, Cultura e Sociedade (NEPeTeCS), coordenado por docentes da Área de Ciências Humanas do DCHE, recebeu em um encontro on-line o Prof. Jorge Leite Jr., do Departamento de Sociologia da UFSCar.
Projeto de docente do DCHE elabora material de tecnologia assistiva
O Prof. Paulo Lima – docente do DCHE - coordena um projeto de produção de audiotextos disponibilizados para a comunidade interna e externa. Surgido a partir do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar-Sorocaba, o Projeto de Extensão “Produção de Material de Áudio na área de Políticas Públicas da Educação”, caracterizou-se como espaço propício de socialização de Tecnologia Assistiva a estudantes com baixa visão ou que optam por escutar os textos sobre a temática.
Docente do DCHE fala sobre concepções de Paulo Freire na Educação Ambiental
Juliana Rezende Torres, docente do DCHE e pós-doutoranda na UFSC, participou de live sobre Educação Ambiental Crítico-Freireana para alunos do IFSC São José - especialização em Educação Ambiental e licenciaturas em Ciências Naturais.
Moção de Indignação à Definição de “Áreas Prioritárias” e em Defesa do Investimento em Ciência no Brasil
Conselho do DCHE subscreve Moção que manifesta preocupação frente aos critérios adotados pelo CNPq para as chamadas dos programas de iniciação científica e tecnológica. A moção, redigida por uma comissão do COICT, da qual a Profa Vanda Aparecida Silva fez parte, reúne-se a manifestações de diversas associações científicas e universidades.
Grupo de Estudos promove live sobre Literatura Infantil e educação antirracista
O Grupo de Estudos Educação, Territórios negros e Saúde - ETNS/UFSCar (do qual a docente do DCHE Rosana Batista Monteiro é coordenadora),o Canal Vozes Negras e a Unegro-Sorocaba organizaram uma live sobre o tema Literatura Infantil e educação antirracista.
Docentes do DCHE e do PPGEd divulgam resultado de pesquisa
Participantes da Pesquisa sobre condições e dinâmica cotidiana e educativa na RMS (Região Metropolitana de Sorocaba-SP) durante o afastamento social provocado pelo Coronavírus apresentaram para o Conselho Municipal de Educação de Sorocaba, em evento on-line do último 26 de maio.
Docentes apresentam resultado de pesquisa no Conselho Municipal de Educação de Sorocaba
Docentes do Departamentos de Ciências Humanas e Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar campus Sorocaba produziram uma pesquisa sobre o coronavírus e educação na RMS (Região Metropolitana de Sorocaba). Os resultados serão apresentados no Conselho Municipal de Educação de Sorocaba (CMESO).