Notícias

Nota

Nota de consternação do Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE/UFSCar-Sorocaba) sobre o assassinato de MARIELLE FRANCO

Seminário Ciência, Políticas e Metodologias de Pesquisa: diálogos Brasil e Portugal acontece nos dias 7 e 8 de dezembro. A inscrição de trabalhos vai até 30 de outubro.

O Seminário Ciência, Políticas e Metodologias de Pesquisa: diálogos Brasil e Portugal tem por objetivo tratar de questões relacionadas às pesquisas em Ciências Humanas e sua colaboração na análise e elaboração de políticas, assim como os desafios e conquistas metodológicas de integração entre essa área e a utilização de dados armazenados, produzidos e sistematizados em meios digitais. Tal discussão pretende contribuir também com o debate sobre metodologias qualitativas e/ou quantitativas.

1ºSimpósio de Arte Negra

Como parte do processo de formação cultural e artística de estudantes do curso de Pedagogia e de outras Licenciaturas e como parte das atividades do GIAPE – Grupo de Pesquisa sobre Infância, Arte, Práticas Educativas e Psicossociais, acontece no dia 3 de Novembro de 2016 o “1º Simpósio de Arte Negra” sob responsabilidade das professoras Profª. Drª. Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi e Profª. Drª Maria Walburga dos Santos.

Migrações, Conflitos e Identidades

O Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE- CCHB - UFSCar Sorocaba) convida para a palestra com o pesquisador Dr. José Machado Pais (ICS-Universidade de Lisboa), intitulada "Migrações, conflitos e identidades"

III Jornada Educação de Jovens e Adultos para além dos muros escolares

Nos dias 19 e 20 de setembro o GECOMS (Grupo de Pesquisa Educação Comunidade e Movimentos Sociais) vinculado ao DCHE (Departamento de Ciências Humanas e Educação) realizará a III Jornada Educação de Jovens e Adultos para além dos muros da escola na perspectiva da pedagogia Freireana. Aberto a educadores, estudantes, gestores, pesquisadores e pessoas interessadas na temática.

3º Encontro da UFSCar Campus Sorocaba e a Associação de Surdos

3º Encontro da UFSCar Campus Sorocaba e a Associação de Surdos - A importância da Associação dos Surdos. Dia: 19 de setembro; Horário: 19 às 22h; Local: UFSCar Campus Sorocaba - ônibus linha 80, Prédio Roxo - Auditório do ATLAB; Incrições gratuitas e limitadas pela página do Facebook: https://www.facebook.com/events/635297933293858/

Simpósio de Fotografia e Atuação Docente.

Como parte do processo de formação artística de pedagogas e pedagogos realizado por meio da disciplina "Metodologia e Prática do Ensino de Arte" do curso de Pedagogia e das atividades do GIAPE – Grupo de Pesquisa sobre Infância, Arte, Práticas Educativas e Psicossociais, coordenado pelas professoras do DCHE Lucia Lombardi, Izabella Sant´Ana e a professora Luciane Muniz Ribeiro Barbosa da UNICAMP, acontece o "Simpósio de Fotografia e Atuação Docente", oferecido também a estudantes das diversas Licenciaturas, a profissionais da educação das redes públicas estadual e municipal e interessadas/os em geral no tema da fotografia inserida nos processos educativos e na documentação pedagógica.

Alunos de pedagogia lançam livro infantil.

Os alunos do 9° perfil de pedagogia da UFSCar Sorocaba - João Aparecido Almeida do Nascimento, Daiane Cristina Medeiros, Isabele Scudelér e Gabriella Esperati Fernandes - lançaram no dia 28 de março, o livro infantil. “O Sonho de Lara”, em parceria com o Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS) e com apoio do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), patrocinador da obra que será utilizada nas instituições assistidas pelo Banco de Alimentos e nas escolas de Sorocaba.

CRR inicia cursos 2016.

Os cursos do primeiro semestre de 2016 tiveram início nos dias 26 e 27 de abril. Os cursos Atualização em Gerenciamento de Casos e Reinserção Social de usuários de crack e outras drogas e Atualização em Intervenção Breve e Aconselhamento Motivacional em crack e outras drogas reúnem 120 participantes. As manhãs dos encontros são dedicadas ao adensamento conceitual e a primeira aula foi sobre “Política Nacional de Saúde Mental”, com o Prof. Marcos Garcia.